Pular para o conteúdo

Celebração de Corpus Christi: Tapete Inédito no Cristo Redentor Surpreende na Semana do Meio Ambiente!

Celebração de Corpus Christi

Celebração de Corpus Christi: Tapete Sustentável no Santuário Cristo Redentor

Celebração de Corpus Christi: Para celebrar Corpus Christi e inaugurar a Semana do Meio Ambiente, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá pela primeira vez um tapete sustentável. A montagem começará na noite desta quarta-feira e o tapete estará aberto para visitação na manhã de quinta-feira. A programação do dia inclui a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento às 7h, em uma cerimônia presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Os tapetes serão confeccionados utilizando borra de café, serragem e casca de ovo, além do tradicional sal. As obras representarão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), as Obras de Misericórdia e uma imagem de Nossa Senhora, Rainha da Ecologia. Após a celebração, todos os resíduos serão encaminhados para compostagem, transformando materiais orgânicos em adubo.

Programação da Semana do Meio Ambiente

A programação continua na segunda-feira, Dia Nacional da Educação Ambiental, com o evento “Comitê Cristo G20 sobre Educação Ambiental”, parte do Seminário Cristo G20, que discutirá Educação Ambiental e Sustentabilidade no contexto do G20.

Na quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada uma missa às 10h, organizada pelo Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade da Arquidiocese do Rio (Vemas) e presidida pelo vigário episcopal, Padre Josafá Carlos de Siqueira. Às 18h, ocorrerá o lançamento do livro “Meio Ambiente: reflexões, legados e memórias”, de autoria do Padre Josafá, na Paróquia São José da Lagoa, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa.

Na quinta-feira, às 15h, o Instituto Vital Brasil realizará um treinamento sobre animais peçonhentos para os funcionários do Santuário Cristo Redentor. Às 19h, uma projeção especial no monumento ao Cristo Redentor exibirá frases da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, ligando a proteção do meio ambiente ao cuidado com a Casa Comum e destacando a responsabilidade moral da humanidade para com a natureza.

Tapete Inter-religioso na Catedral Metropolitana do Rio

Na Catedral Metropolitana do Rio, situada na Avenida Chile, no Centro, haverá a confecção de um tapete de sal inter-religioso promovido pela Expo Religião. Este tapete será confeccionado pela quinta vez e o desenho clamará por paz entre as religiões, com a participação de 28 lideranças do Instituto Religare. A presidente do instituto, Luzia Lacerda, informou que foram adquiridos 45 kg de sal grosso e 5 kg de sal fino para a finalização da obra, que começará às 5h.

Ao lado da catedral, a partir das 17h, será encenado o “Auto do Corpo de Deus”. Este evento gratuito integra a programação da tradicional procissão de Corpus Christi e é dirigido e escrito por Luis Fernando Bruno. O espetáculo retrata a vida de santos como São Jorge, Santo Antônio, Santa Teresinha, Santa Clara e São Tarcísio, focando em suas experiências místicas com a Eucaristia, com cenas intercaladas por músicas do cancioneiro devocional e da religiosidade popular. Após a apresentação, Dom Orani presidirá a missa solene.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2024/05/29/celebracao-de-corpus-christi-no-cristo-redentor-inclui-tapete-sustentavel-para-abertura-da-semana-do-meio-ambiente.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *